Minha mãe tem 81 anos e apresenta um quadro de cansaço, principalmente nas pernas. Já fez diversos exames de sangue, cardiologista, neurologista, nefrologista, clínico médico e não conseguimos descobrir, pode ser depressão?

  • OLÁ, A CARÊNCIA DE VITAMINAS PODE ESTAR RELACIONADA A ESSE TIPO DE SINTOMAS, MAS TAMBÉM PODE SER DEVIDO A OSTEOARTROSE, QUE É A DEGENERAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES. ENTRETANTO, A PRINCIPAL CAUSA DE FRAQUEZA OU CANSAÇO NAS PERNAS É A SARCOPENIA (PERDA DE MASSA MUSCULAR E DE FORÇA MUSCULAR), CAUSADA PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA ASSOCIADA À DIETA INADEQUADA. ABRAÇO. DRA NANA

  • Pode sim, poderá tentar iniciar um tratamento com antidepressivo - como escitalopram.

    Dr. Luiz Felipe Scopel
    Geriatria E Gerontologia
    Medicina de Família e Comunidade
    Brasília / DF