Doutor, meu filho é portador da doença falciforme. Devo me preocupar? Ele tem 11 meses.

  • Sim, deve. O termo "doença falciforme" é amplo, pois engloba todas as doenças nas quais os sintomas se devem à presença da hemoglobina S. As mais importantes dentro dessa categoria são a anemia falciforme, a doença SC e a SBeta-talassemia. As complicações da doença falciforme podem ser graves e irreversíveis, e os portadores de tais doenças devem ser acompanhados por um hematologista desde o início da vida.

    Dr. Alexandre Mello de Azevedo
    Hematologia E Hemoterapia
    Rio de Janeiro / RJ