Dor no lado direito, logo abaixo da costela, pode ser fígado?

  • Não é comum patologias do fígado causarem dor, exceto em casos de hepatite aguda (sintomas agudos e geralmente associados a febre) ou lesões tumorais hepáticas já em estágio avançado. Se a dor for intensa e intermitente, tem que descartar colelitíase ("pedra na vesícula"), ou se a dor for leve e frequente pode estar associada à esteatose hepática ("gordura no fígado). Nessa região também localiza-se a flexura hepática do cólon (intestino grosso), onde frequentemente ocorre acúmulo de gases gerando dor no local; este acúmulo de gases pode ser secundário a intolerâncias alimentares, doenças funcionais, diverticulose, entre outros. Ou seja, existem inúmeras possibilidades, o ideal é consultar com um especialista que irá fazer uma melhor avaliação da dor e solicitar os exames pertinentes.

    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF