Meu cunhado contraiu herpes zóster, está muito debilitado, sente muitas dores nos ossos, está com uma mancha enorme das costas até o umbigo. É contagioso? Quais as precauções que devemos tomar? Como podemos ajudá-lo?

  • É muito importante seu cunhado passar por consulta e realizar tratamento adequado, além de investigar o motivo de ter aparecido o H. zoster.
    Só tem H. zoster quem já teve varicela (catapora). O vírus da varicela fica incubado no organismo e pode reativar em situações específicas (idade, queda de imunidade por doenças ou estresse importante). A pessoa que está com H. zoster pode transmitir catapora a outras que nunca tiveram a doença antes. Por isso, é importante não ter contato com crianças (principalmente as que não são vacinadas contra catapora) ou pessoas que nunca tiveram a doença.

    • Dr. Tiago Monteiro Gomes
    Drª. Daniela Ribeiro Tito Rosa
    Infectologia
    Goiânia / GO