Boa tarde, no dia 31 de outubro de 2020 apareceu na mama esquerda um caroço. Está um pouco inchado e, quando toco, dói. Que tipo de exame devo fazer? Pois mamografia acredito que irá doer muito. Tenho 61 anos e não há casos de câncer de mama.

  • Olá, o nódulo que aparece no período da menopausa sempre deve ser investigado mesmo não havendo antecedente familiar. O exame físico é essencial no seu caso, pois pode demonstrar um processo inflamatório/infeccioso necessitando de um tratamento medicamentoso ou então algum cisto, sendo que o ultrassom poderá ajudar nesta fase e assim que houver condições realizar a mamografia.

    Dr. Marcio Sakita
    Ginecologia e Obstetrícia
    Mastologia
    São Paulo / SP
  • Com as características que estás descrevendo, sugere uma patologia inflamatória na região da mama afetada. A ultrassonografia deverá mostrar bem esta lesão. A investigação diagnóstica associando o exame físico e a avaliação da imagem ditará a conduta a ser tomada.

    Dr. Humberto Gomes Moreira Couto
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Plástica
    Fortaleza / CE