Fiz a mamografia este ano e foi detectada discreta ectasia ductal com vegetação no interior na região direita (mama). O médico sugeriu a retirada, não há outro tipo de ação sem ser a cirurgia?

  • Alguns serviços optam em fazer biópsia antes da cirurgia, para confirmar o tipo de lesão, mas se confirmado que é realmente uma vegetação dentro do ducto, independente do tipo, deve ser realizado a retirada cirúrgica sim, pois estas lesões estão associadas com risco de virar câncer no futuro e em um pequeno percentual de casos já pode ter células malignas associadas.

    Dr. Cristiano Steil da Silva
    Mastologia
    Balneário Camboriú / SC
  • Em alguns casos, a depender da imagem no exame e do tamanho, pode ser tentado o procedimento de mamotomia, que é um tipo de biópsia não cirúrgica, mas com agulha mais grossa . O mastologista irá avaliar se no caso tem indicação ou não. Boa sorte.