Doutor Responde
Login

Mastologia - Perguntas respondidas

LINFONODOS AUMENTADOS É SINAL DE CÂNCER?
  • Olá. O sintoma mais comum do câncer de mama é o nódulo mamário. Em alguns casos, os linfonodos aumentados podem estar relacionados com a doença, mas em muitas situações podem estar presentes, como num processo inflamatório agudo ou passado. É necessário uma avaliação médica completa para que possamos emitir um diagnóstico preciso.

    10
    Dr. Marcio Sakita
    Dr. Marcio Sakita
    Ginecologia e Obstetrícia
    Mastologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Boa tarde, fiz uma biópsia e o resultado foi carcinoma invasivo. Isso significa câncer maligno?
  • Carcinoma invasivo é um diagnóstico anatomopatológico de neoplasia maligna. Mas faltam dados no exame para avaliar o comportamento biológico.

    9
    Dr. Paulo Guilherme Mettig Rocha
    Dr. Paulo Guilherme Mettig Rocha
    Cirurgia de Cabeça E Pescoço
    Cirurgia Geral
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Sinto dores leves na mama e senti a presença de um caroço. O que pode ser? Estou aflita.
  • Dor na mama dificilmente está relacionada à câncer de mama. No entanto, todo nódulo palpável deve ser avaliado com Mamografia e Ultrassonografia a depender da sua idade.
    Procure o seu Ginecologista / Mastologista, que eles saberão avaliar.

    4
    Dr. Antonio Carlos Gasparotto Hindo
    Dr. Antonio Carlos Gasparotto Hindo
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Dourados / MS
    Solicitar agenda
  • De maneira geral, dores mamárias são manifestações comuns mas de pouca relevância quando se fala em câncer de mama.
    E a queixa mais comum relacionada as mamas.
    Na maioria das vezes está relacionada ao estímulo cíclico dos hormônios sobre a glândula mamaria (dor mamária cíclica). Em outras situações pode estar relacionada a alterações benignas inespecíficas localizadas dos tecidos mamários como condensações fibroglandulares ou cistos mamários. Em casos pontuais podem representar infecção da mama (mastites) que podem ocorrer durante a amamentação (mastite lactacional) ou fora da lactação (mastite não lactacional). Outras causas relativamente comuns são as causas extra-mamárias, principalmente de natureza ortopédica (problemas de coluna, musculares, articulações do ombro, etc...)

    3
    Dr. Clécio Ênio Murta de Lucena
    Dr. Clécio Ênio Murta de Lucena
    Mastologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Apareceu um caroço no meu seio, esperei alguns dias para ver se não era por causa da menstruação, já se passaram alguns dias. Qual o primeiro exame que deve ser feito?
  • Olá. Na verdade você deve procurar um ginecologista ou mastologista para passar por uma consulta na qual ele vai te examinar. De um modo geral, para pacientes abaixo de 40 anos, solicitamos Ultrassonografia. Para aquelas acima de 40, pedimos Ultrassonografia + mamografia. Se confirmar que realmente é um nódulo, nos laudos dos exames vem a classificação BIRADS (que mostra se o nódulo é ou não suspeito). Quando for suspeito, tem que se fazer uma biópsia. Espero ter ajudado.
    Dr. Carlos Fortunato. Mastologista.

    7
    Dr. Carlos Fortunato Alves
    Dr. Carlos Fortunato Alves
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Santos / SP
    Solicitar agenda
  • Um ótimo dia para você. Depende de sua idade, 40 anos ou mais necessário MAMOGRAFIA e ULTRASSOM. Menos de 40 anos, ULTRASSOM. Agora precisa ser avaliada por MASTOLOGISTA (Especialista em doença mamária), lembre-se disto. Para saber onde encontrar um especialista, entre no site da Sociedade Brasileira de Mastologia, lá tem todos os VERDADEIROS Mastologistas.

    0
    Dr. Jackson Roberto de Moura
    Dr. Jackson Roberto de Moura
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Ubá / MG
    Solicitar agenda
Boa noite! Mês passado, o meu seio esquerdo sangrou um pouco, fiz mamografia e ultrassom e não deu nada, estou com medo de ser câncer. O que devo fazer?
  • PROCURAR UM MASTOLOGISTA PARA FAZER UM EXAME CLÍNICO.

    6
    Dr. José David Kandelman
    Dr. José David Kandelman
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Mastologia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Mesmo que os exames convencionais (mamografia e ultrassom) estejam sem alterações, quando há queixas por parte da paciente ou quando o médico observa alguma alteração no exame clínico, a investigação precisa ser continuada. Sabemos que nenhum exame tem 100% de acurácia, ou seja, os exames podem ter limitações para detectar alterações, e por isso se há queixas, a investigação deve prosseguir. Neste caso, o mais indicado seria a avaliação de um Mastologista. O médico especialista irá te avaliar e indicar o melhor exame para complementar a sua investigação.

    0
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.