Meu bebê nasceu com desconforto respiratório, está internado em observação. Com o passar do tempo, a criança pode vir a adquirir alguma sequela? Que tipo de doença?

  • Os casos de síndrome do desconforto respiratório tipo 1, também chamada de doença de membrana hialina, estão associados a nascimentos prematuros os quais nos casos mais intensos (quanto mais prematuro maior é a possibilidade) podem cursar em crianças mais velhas que passaram por esse processo com displasia broncopulmonar, com a síndrome do lactente sibilante ou asma brônquica. Já na síndrome do desconforto respiratório tipo 2, chamada também de taquipneia transitória do recém-nascido, a possibilidade de evoluir com uma doença pulmonar crônica é pouco provável.

    Dr. Augusto Cesar Machado
    Neonatologia
    Pediatria
    Taguatinga / DF