Doutor Responde
Login

Neurocirurgia - Perguntas respondidas

Olá! Meu filho tem 4 dias de nascido, nasceu de parto normal. Identificamos que ele não movimenta o braço direito, falei com o médico que fez o parto, ele acredita que seja uma lesão de plexo braquial. Estou desesperada! Que providências devo tomar?
  • Boa tarde! De fato há possibilidade de tratar-se de lesão de plexo braquial. Oriento procurar um Neurocirurgião para uma avaliação adequada. Se necessário, o mesmo avaliará a necessidade de realização de exame complementar para a confirmação diagnóstica.

    0
Meu filho foi diagnosticado com síndrome do carpo, pela cintilografia, mas segundo os ortopedistas dizem que não é, me mandaram procurar um neurocirurgião. Ele teve convulsão quando pequeno por febre, pode ter ocorrido sequela?
  • A princípio não há relação entre os dois quadros. É importante fazer a consulta para esclarecer o que está acontecendo de fato.

    0
    Dr. Andre Meireles Borba
    Dr. Andre Meireles Borba
    Neurocirurgia
    Taguatinga / DF
    Solicitar agenda
Gostaria de saber as chances de minha irmã que fez uma craniodescompressiva, pq sofreu um avc isquêmico no lado esquerdo, ficou 7 dias em coma induzido e acordou consciente. Mas não fala, no anda e se alimenta por sonda. Está estável, sem infecções.
  • O lado esquerdo do cérebro, na maioria das pessoas, é o hemisfério cerebral dominante, isto é, comanda os movimentos do lado direito do corpo e a palavra falada. A recuperação da paciente dependerá da extensão da lesão causada pelo AVC e também do procedimento cirúrgico. A recuperação dependerá, ainda, de fisioterapia e fonoaudiologia. Estima-se que as chances de uma melhor recuperação sejam possíveis, de acordo com a atuação dos profissionais acima citados. Porém, na maioria dos casos de AVC, os pacientes poderão apresentar algum tipo de sequela, de movimentos e da fala.

    1
    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Neurocirurgia
    Jundiaí / SP
    Solicitar agenda
O que é isquemia medular? Tem cura? Se tem, é com cirurgia ou sem? Existe remédio ou só o tempo? Quanto tempo? Obrigado pelas respostas.
  • Isquemia medular ocorre por falta de oxigenação ou circulação de sangue em artérias que irrigam a medula espinhal, que dá movimentação aos membros superiores e inferiores. A isquemia pode ser decorrente de dois fatores, primeiro, trombose, isto é, se houver um trombo ou coágulo de sangue parado em algum local da medula podendo haver indicação de cirurgia, dependendo do quadro clínico e da localização; segundo, embolia, quando este coágulo de sangue passa pela medula, provoca a isquemia e segue para outro local do corpo.
    A recuperação pode ocorrer com ou sem cirurgia e vai depender da extensão da área lesionada. A medicação específica deverá ser usada nas primeiras 6 horas do evento e, depois, somente tratamento das complicações. Nas isquemias medulares estima-se um tempo, aproximado, de recuperação entre 2 e 6 meses.

    3
    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Neurocirurgia
    Jundiaí / SP
    Solicitar agenda
Olá, tenho uma compressão medular, é verdade que demora de 6 meses a 2 anos para descomprimir? Tenho todas as sensibilidades: mexo as pernas, sem incontinência urinária e fecal, só não tenho a força de ficar em pé. Faço fisioterapia e hidroterapia.
  • Prezado senhor, há a necessidade de verificarmos que tipo de compressão seria, para depois falarmos em tempo de recuperação. Por definição, compressões medulares são urgências neurocirúrgicas e devem ser tratadas como tal.

    0
    Dr. André Tosta Ribeiro
    Dr. André Tosta Ribeiro
    Neurocirurgia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.