Bom dia! Há uma semana venho sentindo irritação nos olhos, secura e amanheço com os olhos um pouco irritados e inchados. Posso melhorar esse quadro sem consulta presencial ao oftalmologista? Grata.

  • Ideal seria avaliação geral de seus olhos em consultório oftalmológico.
    Estamos em época de estiagem (pouca chuva) e a umidade relativa do ar está baixa, promovendo maior evaporação da lágrima que lubrifica os olhos. Como resultado, os olhos se irritam e, por contiguidade, também as pálpebras.
    Para atenuar o problema, há algumas providências simples:
    - Nos ambientes frequentados, ligue um umidificador (daqueles para quartos de bebês).
    - Alternativamente, ensope uma toalha grande e estenda-a no ambiente em que esteja.
    - Em casos extremos, use colírio de lágrima artificial (lubrificante ocular), mas é importante que o colírio NÃO CONTENHA outros ingredientes, como vasoconstritor ou antisséptico. Nas farmácias, há grande variedade destes colírios.
    V. Johnson, oftalmologista, Campinas
    = = =

    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Endossando as recomendações do colega, gostaria de acrescentar uma conduta que há mais de quinze anos indico a todos os meus pacientes: a limpeza diária do saco lacrimal após o banho normal!
    Durante o dia, em nossas idas e vindas acumulamos partículas que estão em permanente suspensão no ar, como pólens, fumaça produzida pelos veículos e outros poluentes, e que normalmente se depositam no fundo de saco lacrimal , junto ao muco e substâncias gordurosas produzidas pelas glândulas lacrimais.
    Ao cerrarmos os olhos para o reparador sono, estas substâncias - juntamente com a falta de oxigenação, fermentam e tornam o meio ácido, como o que ocorre normalmente em nossa boca com o muco bucal.
    Por oito horas consecutivas sofrem as estruturas oculares - córnea e conjuntivas, a ação da acidez nestas delicadas estruturas e ao amanhecer percebemos a congestão e turvação da visão.
    Recomendo então a lavagem dos olhos e sacos lacrimais após o banho diário com a instilação 20 a 30 gotas de soro fisiológico. Como uma lavagem ou varredura de tais partículas externas proporcionamos uma melhor oxigenação dos olhos durante o sono e um despertar sem toda aquela congestão.
    Pela manhã, também gotas de soro gelado promovem uma redução desta congestão, pelo efeito físico anti-inflamatório do frio nas estruturas oculares.

    Dr. Carlos Cesar Silva Manciola
    Oftalmologia
    Salvador / BA
  • Não, tem de ser examinada.

    Dr. Ricardo Castanheira de Carvalho
    Oftalmologia
    Brasília / DF