Meu filho tem 8 anos, ele gosta de jogar no celular. O problema é que ele só sabe jogar com o celular bem de perto e isso me preocupa.

  • De fato, essa PROXIMIDADE EXCESSIVA pede correção, por vários motivos:

    (1) A curto prazo (horas), a proximidade excessiva pode produzir CEFALEIAS (dores de cabeça e enxaquecas).

    (2) Proximidade excessiva à leitura esforça demasiadamente os músculos oculares - tanto o músculo interno (da 'acomodação' = focalização próxima) quanto os externos (convergência dos olhos). A médio/longo prazo (meses ou anos), este vício postural favorece HIPERTROFIA MUSCULAR ACOMODATIVA, com tendência ao desenvolvimento de MIOPIA TÔNICA, que, persistindo o vício, tende a se intensificar progressivamente.

    (3) Equipamentos sem fio (como Wi-Fi, roteador, fornos de microondas, rádios e celulares) emitem REM (radiações eletromagnéticas). Não vemos as REM, mas elas estão à nossa volta ! Somos todos afetados pelas REM (danos progressivos a nível celular), mas algumas pessoas são hipersensíveis, e estas percebem (dores de cabeça ou articulares ou outros danos a curto prazo). Há relação entre o uso de celular e tumores cerebrais, cegueira, surdez (além de baixa produção de colágeno, acelerando formação de rugas). As REM dos 'wireless' promovem em nosso organismo a produção de RADICAIS LIVRES, favorecendo ansiedade, depressão, perturbação do sono, autismo, Alzheimer, infertilidade, malformações fetais (além de envelhecimento precoce e outros ainda por descobrirmos).

    Nota: É importante notar que a intensidade das radiações é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao usuário. Exemplo: Com o celular a 20 cm dos olhos, a radiação que chega à cabeça é QUATRO VEZES MAIOR do que a 40 cm).

    Cabe aos adultos EDUCAR a geração-celular !

    V. Johnson, médico, Campinas
    = = =

    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP