Não quero operar catarata, pois ainda enxergo sem óculos. A médica me sugeriu cirurgia, mas quero alguma alternativa. Qual pode ser?

  • A decisão por uma cirurgia de catarata é em acordo entre médico e paciente e depende do tipo, estadiamento da catarata e o quanto ela está afetando sua visão, sua qualidade de vida, etc. A simples existência de uma catarata não é uma imposição para cirurgia, a depender dessas variáveis citadas acima. Somente uma avaliação para verificar a possibilidade de outras alternativas por hora, por exemplo, lentes de contato.

  • Concordo com o Dr. Álvaro. Mas, com a evolução do processo vai sentir uma queda da visão e vai aceitar melhor a indicação cirúrgica.

    Dr. Ricardo Castanheira de Carvalho
    Oftalmologia
    Brasília / DF