Olá, fiz cirurgia de turbinectomia alguns anos atrás e tenho muito alergia, principalmente de ventilador. Sinto a cessação de odor no nariz quando acordo, isso é normal?

  • OLÁ
    QUANDO É FEITA A TURBINECTOMIA, É COMUM O ACÚMULO DE SECREÇÃO NAS CAVIDADES NASAIS POR ALTERAR A FUNCIONALIDADE QUANTO À UMIDIFICAÇÃO E FILTRAÇÃO DO AR INSPIRADO.
    DEVE SER FEITA LAVAGEM NASAL COM SOLUÇÃO FISIOLÓGICA (SORO FISIOLÓGICO 0,9%) UMAS 4X/DIA PARA AUXILIAR NA LIMPEZA, EVITANDO A FORMAÇÃO DE CROSTAS E RETENÇÃO DE SECREÇÃO, O QUE CONFERE ESSE ODOR.

    Dr. Paulo Fernando Malheiros
    Otorrinolaringologia
    São Paulo / SP
  • Olá, não é esperado que a alergia acabe com a cirurgia de turbinoplastia. O ventilador, por ´´espalhar´´ poeira, pode sim piorar o quadro. Alguns medicamentos e o controle do ambiente podem melhorar a situação.
    Não é comum sentir odor no nariz ao acordar, procure o seu otorrinolaringologista.

    Dr. Lucas Sol da Costa
    Otorrinolaringologia
    Itaobim / MG