Fiz uma colposcopia e tive que fazer uma biópsia, isso significa alguma doença grave?

  • O fato de ter sido feita uma biópsia durante o seu exame colposcópico não significa que você tenha alguma doença a se preocupar, em absoluto. É necessário que o médico patologista interprete este material e emita um laudo que pode, aí sim, dizer se há algo a ser tratado: você pode estar com algum processo que deve ter gerado um quadro colposcópico que levou, de forma correta se foi o caso, o colega a efetuar a biópsia. Claro, é necessário que o material seja examinado e que o laudo do patologista seja lido com atenção e discutido com seu médico. Sem dúvida, havendo biópsia, o laudo deve ser elaborado para definir do que se trata. Diferentes processos podem levar a uma biopsia, então busque seu laudo referente à biopsia do material para entender melhor. No entanto, essa opinião é mero acolhimento e não uma atividade que exerço como médica que esteja envolvida em seu processo, da maneira que for. Esta postagem é mera explanação de como os exames são organizados e não substitui jamais a atuação do seu médico, que é o responsável pela conduta, ok?

     Thaís Heinke
    Patologia