Boa tarde, minha irmã pegou covid 19 e o PCR dela está alterado em 110. O que fazer? Ela está com muita tosse.

  • Boa tarde. Importante saber quantos dias de sintomas, já que a segunda semana é a fase inflamatória. PCR 110 pede a realização de uma tomografia computadorizada de tórax pelo menos e outros marcadores de inflamação no sangue. Verificar a saturação de oxigênio dela.

    Drª. Marise Nunes Pitta
    Pneumologia
    Angra dos Reis / RJ
  • A proteína C reativa (PCR, que por sinal, não tem nada a ver com o exame "PCR para COVID-19"), é uma proteína que se altera frente a diversas agressões ao nosso organismo, desde uma infecção simples, até uma pneumonia ou a própria COVID-19. Ela significa que existe um processo inflamatório em curso, e serve para se acompanhar a evolução da doença que estiver sendo tratada. No caso da sua irmã, se ela está doente agora, é por isso que a PCR está alterada. Isso é apenas um reflexo do problema, e esse valor vai diminuir conforme ela for melhorando. A tosse é um sintoma comum na COVID-19 e precisa ser avaliada junto com o pneumologista.

    Drª. Thais de Abreu Correa de Lara
    Clínica Médica
    Pneumologia
    Jacareí / SP