Depois de uma biópsia fui diagnosticada com tuberculose ganglionar. Depois de 2 meses tratando com RIPE, meu caroço ao invés de diminuir está aumentando. Não estou vendo melhora nenhuma. Isso é normal?

  • Isso não é esperado. Vc deve falar com o médico que está acompanhando seu caso, ou se vc estiver com dúvidas, consulte uma segunda opinião sobre o problema, porque eventualmente pode ser alguma outra coisa, ou alguma doença associada à tuberculose.

    Drª. Thais de Abreu Correa de Lara
    Clínica Médica
    Pneumologia
    Jacareí / SP
  • Boa tarde. Não. Era esperado pelo menos a manutenção do tamanho do linfonodo. Há doenças que apresentam reação granulomatosa e não são tuberculose. Avaliar revisão da lâmina da biópsia.

    Drª. Marise Nunes Pitta
    Pneumologia
    Angra dos Reis / RJ