Meu filho não para de tossir, já tem uns 2 meses, faz tratamento mas não passa a tosse. O que faço?

  • Boa tarde! Inicialmente, posso sugerir, assim de cara, mesmo sem ver a criança, que utilize Soro Fisiológico 0,9% no nariz dele. Se já utiliza, aumente a quantidade e as vezes que aplica este soro no nariz. Isso porque nesta época do ano, que é mais seca, é bem comum aparecerem não somente infecções respiratórias, mas também, alergias, e uma simples coriza pode escorrer para a garganta e provocar a tosse. Se isso não resolver, é necessário voltar ao médico para que a criança seja reavaliada, seja ele um Pneumo-Pediatra ou o próprio Pediatra, pois tratar a tosse nunca é correto. A tosse nada mais é que um mecanismo de defesa que o nosso corpo tem, então a tosse não é o problema, é a solução! Agora, uma tosse longa assim pode ser sinal de Asma, Sinusite, Alergia (respiratória ou alimentar) ou até mesmo Refluxo. Então fique atenta aos momentos em que a tosse aparece, quando ela intensifica, se tem relação com alimentação ou com algum horário específico... Tudo isso ajuda o médico a elaborar uma hipótese diagnóstica! Espero ter ajudado! Um abraço!

    Drª. Patrícia Leite Botelho
    Pneumologia
    Paracatu / MG