Meu filho de 6 anos está chorando muito para ficar na escola nova (1ºano), já começa a ficar nervoso antes de sair de casa, com a respiração curta e sinais de ansiedade. Todos os dias sofre para se despedir de mim. Depois fica bem na aula...

  • Olá. Essa situação é comum ocorrer em crianças nessa idade pois ela passará a ficar mais tempo longe dos pais e isso acaba gerando o que chamamos de ansiedade de separação, onde a criança teme muito ficar longe dos pais, gerando insegurança, incerteza, temor e bastante sofrimento. Nessa situação o ideal a fazer é o pai ou mãe ficar em sala de aula com o filho por 1 ou dois meses até a adaptação da criança ao ambiente. Caso isso não resolva, é importante levar ao psiquiatra para iniciar o tratamento para evitar que a situação piore.

  • É sempre importante conversar com seu filho e também com os professores da escola, para descobrir se algo ocorre na escola que possa estar causando este comportamento. Porém, nem todos as crianças conseguem relatar o que ocorre, por vários motivos (medo, por exemplo) e, infelizmente, já vi casos em que ocorriam problemas, na escola e os professores e orientadores negaram. Assim, seria bom levá-lo a um psicólogo ou psiquiatra com experiência em crianças e parentagem (estratégias de educação para os pais) para orientar você.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Pode ser um caso de ansiedade de separação ou ansiedade social. Procure um(a) psiquiatra da Infância e da Adolescência. Abraço!

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência