Bom dia, meu filho está com 6 anos e tem TDO, há necessidade de passar por consulta com psiquiatra?

  • Olá, tudo bem? Espero que sim. Sim, você deve procurar um psiquiatra de preferência que tenha formação em psiquiatria infanto juvenil, pois essa doença precisa de um acompanhamento regular e multidisciplinar (com psicólogo e outras profissionais treinados a lidar com crianças). O quanto antes você procurar tratamento, mais fácil será resolver o problema. Espero ter ajudado e saúde na cabeça.

  • Sim, você deve passar especialmente com um psiquiatra infantil, pois somente o psiquiatra pode fazer este tipo de diagnóstico. Abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • O transtorno de oposição desafiante (TOD) se caracteriza por um padrão de comportamento infantil com um predomínio de raiva e irritabilidade, desafio da autoridade e posturas vingativas. Para o diagnóstico, é necessário que o problema não ocorra em situações isoladas, mas que persevere por pelo menos seis meses. A criança frequentemente se irrita, perde a calma, mostra-se ressentida ou incomodada, frequentemente desafiando figuras de autoridade (no caso, adultos). Com frequência incomoda propositalmente outras pessoas, questiona figuras de autoridade, recusa-se a obedecer regras. Frequentemente culpa os outros por seu mau comportamento ou erros e com alguma frequência se mostra mau ou vingativo.

    Como ocorre com todos os transtornos psiquiátricos, sempre se deve recorrer a um especialista para o diagnóstico, pois a família pode até desconfiar da existência de um problema, mas apenas o especialista pode dizer com certeza se se trata de um comportamento normal ou não. Famílias muitas vezes não percebem a gravidade dos problemas ou, outras, exageram.

    Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento principal é a psicoterapia, usando-se medicações apenas se houver associados transtornos outros, como depressão ou ansiedade, pois o TOD não possui tratamento medicamentoso específico.

    Na psicoterapia deve ser envolvida também a família, pois ela precisará aprender a lidar com a criança: encontros uma ou mesmo várias vezes por semana com um terapeuta não são suficientes para resolver o problema, se a família não participar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Sim, tem que consultar um Psiquiatra da Infância e Adolescência para realizar o tratamento e acompanhamento do TDO.