Existe uma síndrome do desmaio ao toque de estranhos? Ou isso é simples histeria?

  • Perda de consciência sem explicação fisiológica fidedigna está ligada aos transtornos dissociativos, que antigamente eram chamados de histeria.

     Vitor Giacomini Flosi
    Acupuntura Médica
    Psiquiatria
    São José do Rio Preto / SP
  • Nunca ouvir falar em síndrome de desmaio ao toque, mas isto também não me parece simples histeria. A histeria é uma doença complexa que precisa de ajuda psicológica para resolver alguns sintomas. A pessoa que não recebe bem um toque pode ser autista ou ter sofrido alguma abuso fisico ou sexual.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Primeiramente, "histeria" não é nada simples. Uma pessoa que reage a situações de estresse apresentando sinais físicos está se comunicando de uma forma deficiente com o ambiente, o que lhe traz sofrimento e muitas vezes também àqueles que a cercam - daí a procura de ajuda. E as síncopes de natureza psicogênica não são nem um pouco fáceis de tratar.

    Por outro lado, deve-se ter muito cuidado antes de se diagnosticar um desmaio como sendo de origem psicogênica (psicológica). Há casos de predisposição cardiovascular (vasovagal) nos quais o estímulo táctil pode levar, eventualmente, a manifestações motoras. Ou seja, antes de se concluir que o problema é psicológico, deve-se fazer uma extensa investigação médica. E, se for concluída a origem psicológica, de modo algum se deve ter uma atitude de desprezo em relação ao(à) paciente ou usar o termo histeria no sentido pejorativo - trata-se de alguém que reage de uma forma específica ao sofrimento - ou para evitá-lo - e que merece tanta atenção quanto qualquer outro doente/paciente.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria