Gostaria de saber se déficit de atenção está relacionado a depressão.

  • Apesar de serem problemas diferentes, pessoas com transtorno de déficit de atenção (TDA) têm depressão com frequência maior.

    Além disso, se você pensar na função da atenção, independente do TDA, ela pode estar prejudicada quando a pessoa estiver deprimida.

    No caso do TDA, ambos os problemas devem ser tratados e as medicações usadas para o TDA podem melhorar a depressão. Inclusive, uma delas, a atomoxetina, é um antidepressivo.

    Se o problema de atenção for decorrente da depressão, então o tratamento da depressão provavelmente resolverá a questão, sem necessidade de tratamento adicional.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Na depressão além dos distúrbios de humor (tristeza, apatia, pessimismo) existem os outros sintomas, entre eles distúrbios cognitivos. Como baixa concentração, atenção, memória; acarretando prejuízo na produção escolar ou no trabalho.

    Drª. Marluce Muniz de Souza Pedro
    Psiquiatria da Infância E Adolescência
    São Paulo / SP
  • Sim, pessoas com TDAH tem maior chance de depressão, tendem a ter algum grau de isolamento social e muito sofrimento psíquico. Procure ajuda profissional e boa sorte.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência