Olá, uma das minhas filhas está com 11 anos, tem às vezes surtos e vem me bater.. a família do meu marido tem pessoas com problemas neurológicos.. o que devo fazer?

  • Primeiro é entender se a agressividade é um comportamento isolado ou se acontece com frequência e em qual ambiente. Ela é somente agressiva com você ou também com outras pessoas. Importante também é descobrir gatilhos. Investigar depressão, bipolaridade ou TDAH (inclusive história familiar).

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Deve procurar um(a) psiquiatra com experiência em crianças e adolescentes.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá, devido a estes comportamentos é importante que sua filha seja avaliada por um especialista. Quadros de agitação e nervosismo podem estar associados a ansiedade ou ser sintomas sugestivos de algum transtorno mental. Sugiro observação atenta a esses comportamentos e marcação de consulta com psiquiatra da Infância e Adolescência.

    O profissional deve fazer uma investigação diagnóstica e esclarecimentos sobre o quadro, trazendo segurança ao paciente e familiares. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

    Dr. Túlio Teixeira de Araújo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    Uberlândia / MG