Psiquiatria Forense

Descrição

Aspectos legais da psiquiatria incluindo criminologia, internação compulsória de doente mental, penalogia, papel do psiquiatra em casos de compensação, problemas relacionados à revelação de informações à corte e depoimento de perito

Também conhecido como

Psiquiatria Legal - Psiquiatria Jurídica - Jurisprudência Psiquiátrica

Ver mais

Perguntas respondidas

Fui diagnosticada com os cid F41.1 e Z73.0. Estou fazendo tratamento com medicamentos, porém, não sei mais o que fazer para conseguir um médico que dê um relatório completo para conseguir levar no TRT e correr atrás dos meus direitos.
  • Fale com seu psiquiatra, porque certamente ele saberá fazer um relatório completo. Se este relatório vai servir para suas finalidades no TRT, já é outra questão. O médico não tem como garantir isto.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Bom dia. Z73.0 é um diagnóstico sindrômico, ou seja, é um conjunto de sintomas que podem, ou não, configurar quadro patológico. No caso, trata-se da síndrome de Burnout, ou de esgotamento profissional, que frequentemente leva ao aparecimento de transtornos mentais, como é o caso do diagnóstico F41.1, que você recebeu. Como você diz que está fazendo tratamento, usando medicamentos, o mais indicado é que você solicite ao seu médico assistente um atestado de tratamento e dos medicamentos usados, autorizando-o a colocar o CID. É importante salientar que mesmo sendo diagnosticada com transtorno psiquiátricos, somente a perícia médica pode atestar pela incapacidade laborativa.

    Dr. Paulo Blank
    Psiquiatria Forense
    Florianópolis / SC
  • Olá! Tudo bem? O que eu te oriento a fazer é buscar um médico especialista com RQE (Registro de Qualidade de Especialista), descrever o seu quadro atual e, ele verificando uma incapacidade laboral, confeccionará o laudo para encaminhamento de perícia para o Órgão competente.
    Realizo atendimentos on-line e tenho o RQE, caso queira mais informações, mande uma mensagem.
    Estou à disposição.
    Dr. Maurício Fábio Almeida Costa, CRM 12834, RQE 14978.

    Dr. Mauricio Fabio Almeida Costa
    Psiquiatria
    Vitória da Conquista / BA
Estou fazendo tratamento pra TAG e síndrome de Burnout, estou afastada do trabalho desde agosto e até agora não recebi nada e não sei o que fazer. Preciso de um laudo que seja bem completo pra poder assim conseguir o meu benefício correto do INSS.
  • Fale com seu psiquiatra e peça que faça o laudo. Depois, você passará pelo perito do INSS e será ele que decidirá se tem direito a benefícios.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A síndrome de Burnout é um diagnóstico sindrômico, ou seja, um conjunto de sintomas, que pode, ou não, levar ao aparecimento de transtornos mentais. Como você está fazendo tratamento, sugiro que você solicite, ao seu médico, que lhe forneça atestado sobre o tratamento, com o CID (código da doença). O benefícios do INSS são concedidos se houver constatação de incapacidade laborativa, pelo perito do INSS. É importante que você fique ciente de que atestado e diagnóstico prévio pode, ou não, gerar incapacidade.

    Dr. Paulo Blank
    Psiquiatria Forense
    Florianópolis / SC
  • Olá! Tudo bem? O que eu te oriento a fazer é buscar um médico especialista com RQE (Registro de Qualidade de Especialista), descrever o seu quadro atual e, ele verificando uma incapacidade laboral, confeccionará o laudo para encaminhamento de perícia para o Órgão competente.
    Realizo atendimentos on-line e tenho o RQE, caso queira mais informações, mande uma mensagem.
    Estou à disposição.
    Dr. Maurício Fábio Almeida Costa, CRM 12834, RQE 14978.

    Dr. Mauricio Fabio Almeida Costa
    Psiquiatria
    Vitória da Conquista / BA
Meu filho(32)apesar do acompanhamento médico do TDAH,Depressão grave e TEA (nivel1),encontra-se desde 2016 após um surto afastado do vínculo social.O advogado solicitou um médico assistente técnico p/acompanhar seu processo na justiça. Como proceder?
  • Se seu advogado não souber indicar alguém, pode ir ao fórum de sua cidade e perguntar se conhecem psiquiatras que possam servir de assistentes técnicos. Se mesmo lá não souberem indicar (mas, provavelmente, saberão), pode procurar nos departamentos de psiquiatra de hospitais-escola, que frequentemente têm um serviço de psiquiatria forense, com psiquiatras com prática em assistência técnica.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Procure um psiquiatra para seu filho ter um acompanhamento médico adequado.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br