Após depressão e muitas crises ele está afundando no vício do jogo... fica agressivo e muito nervoso. Usa haldol e clomipramina, mas parece não fazer mais efeito. O que posso fazer?

  • Deve levá-lo a uma avaliação psiquiátrica com profissional que tenha experiência com jogo. Em alguns casos, pode-se tratar apenas de um comportamento decorrente da depressão, porém muitas vezes se trata, mesmo, de jogo patológico. Quanto à medicação, o Haldol* (haloperidol) é uma medicação pouco usada, atualmente, visto que há opções mais seguras. Também, não é habitualmente usado em tratamento de depressão, a não ser em casos de depressão psicótica (e, como escrevi acima, menos que antigamente). Assim, se não for um caso de depressão psicótica, pode ser que haja algum equívoco no tratamento. Também, o haloperidol não controla comportamento de jogo. A clomipramina é um antidepressivo eficaz, mas é usada apenas quando não houver resposta a antidepressivos mais modernos, com menos efeitos colaterais. Também é eficaz em transtornos ansiosos e no transtorno obsessivo-compulsivo, porém também nesses casos são tentadas medicações, primeiramente, com menos efeitos colaterais. Se houver jogo patológico, não há medicação aprovada no tratamento, sendo a abordagem cognitivo-comportamental a terapia mais comprovada.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • A questão mais relevante é levá-lo para reavaliação. O diagnóstico psiquiátrico é extremamente difícil e deve ser reavaliado de tempos em tempos, especialmente quando o tratamento não está sendo efetivo.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Procure um psiquiatra da sua confiança. Apenas uma avaliação detalhada pode te dar as respostas que você procura.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência