Boa noite! Meu filho tem muita dificuldade de continuar um tratamento e isso me deixa aflita. Ele é muito inteligente porém, oscila muito o humor.

  • Pessoas (crianças ou adultas) que têm dificuldades em continuar tratamentos podem ter esta dificuldade por vários motivos: o tratamento pode ter efeitos colaterais desagradáveis, a pessoa pode não estar tendo o resultado esperado ou mesmo não ter o hábito de "levar as coisas até o final".

    Você deve procurar o psiquiatra que trata de seu filho e apresentar o problema para ele, de modo que se possa descobrir o que leva seu filho a não continuar e, assim, tentar resolver o problema com a orientação do profissional.

    Em relação às oscilações de humor, também o psiquiatra dele é que pode esclarecê-las: podem ser oscilações normais que todos têm, ou ser parte de um transtorno (depressão, ansiedade, transtorno bipolar) ou traços de personalidade (por exemplo, no paciente "borderline").

    Fale o quanto antes com o profissional que atende seu filho.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria