Boa noite! Na verdade não sei por onde começar. Ultimamente ando com muita tristeza, vou para o meu trabalho sem ânimo e quando volto do trabalho para casa sinto muitas dores de cabeça e impaciência. Sou professora há 18 anos e não tenho mais ânimo.

  • Não tem como dar diagnóstico por meio de internet e é, inclusive, proibido. Sintomas como os que você relata, por vezes são mesmo tristeza e podem estar relacionados a eventos pelos quais você tenha passado recentemente ou esteja passando ou, por vezes, podem sinalizar um quadro de depressão. Na depressão, também há episódios mais graves e menos graves, assim como há transtornos que envolvem sintomas depressivos, mas não são depressão "pura", como o esquizo-afetivo e o bipolar. Assim, é imprescindível que procure uma avaliação psiquiátrica. Um profissional competente saberá diferenciar a tristeza normal dos quadros psiquiátricos e orientar qual a melhor conduta: esperar que passe, procurar orientação, psicoterapia ou tratamento medicamentoso.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá, tudo bem. Pra iniciar é importante dizer que sua atividade profissional pode em algum momento ser extremamente estressante, pois você está sempre fazendo mais do que deve em escolas. A sobrecarga de tarefas pode levar a um quadro de depressão, pois as tarefas do trabalho são feitas em casa e na escola. Esse estresse é crônico e permanente. Sugiro que você procure o quanto antes o psiquiatra para evitar uma situação mais séria. Fica com Deus e desejo saúde na cabeça.

  • Boa noite. Você pode estar com um quadro de estresse e depressão, procure um psiquiatra para melhor conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência