Boa tarde! Tenho ansiedade e tenho a sensação de estar vivendo em um sonho. Pesquisei no Google e isso é sintoma de desrealização e despersonalização, mas minha medica disse que não é isso que eu tenho. Queria saber uma segunda opinião.

  • A sensação de estar vivendo num sonho, num dado momento, é chamada de desrealização. Despersonalização é a perda da sensação contínua que temos de sermos nós mesmos, é como se virássemos parte do ambiente. Nenhum deles é um diagnóstico - talvez tenha sido isto que sua psiquiatra quis dizer. Aliás, Dr. Google é um perigo para quem não entende do assunto, porque as informações ficam fora do contexto, mesmo quando não estão erradas. A desrealização pode ocorrer em vários contextos: pessoas saudáveis podem ter em algum momento, induzido por algum contexto que estejam vivenciando; pode ser induzido pelo uso de algumas drogas como, por exemplo, LSD; pode ocorrer como fenômeno ansioso; pode aparecer em transtornos psicóticos como, por exemplo, a esquizofrenia; pode ser parte de um episódio de enxaqueca ou mesmo início de uma crise epiléptica. Pergunte à sua médica qual a origem de seu sintoma, ao invés de dizer que este é seu diagnóstico: ele pode fazer parte de um diagnóstico, mas não é um diagnóstico em si, da mesma forma como "dor de barriga" não é nome de doença, podendo entretanto ser sintoma de várias doenças - ou mesmo um fenômeno normal, se leve, rara e fugaz.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Você deve ter sim um quadro de ansiedade. Pessoas ansiosas podem ter um quadro de despersonalizações e desrealização. Procure um outro médico psiquiatra para melhor avaliação e conduta.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência