Boa tarde! Gostaria de saber qual os remédios para largar as drogas, ansiedade e insônia.

  • Primeiramente, é necessário descobrir a causa da insônia: doenças físicas, transtornos psiquiátricos diversos podem levar à insônia e outras dificuldades de sono. Se for detectada uma causa específica, ela deve ser tratada e a insônia desaparece ou melhora, frequentemente. Além destas causas, uma outra frequente são hábitos de sono errados. Nestes casos, a correção dos hábitos de sono é fundamental e costuma funcionar muito bem. O uso de remédios deve ser quase sempre provisório. Isto é mais importante nos "tarja preta" e drogas Z (zolpidem, zopiclone, zaleplom, eszopiclone), que podem causar prejuízos de memória, quando usados prolongadamente. Para substituí-los, podem ser usadas algumas medicações, realmente, como, por exemplo, a mirtazapina. Mas, mesmo esta substituição não deve ser permanente e deve ser sempre complementada com técnicas de higiene do sono:

    MEDIDAS DE HIGIENE DO SONO

    1. Ir para a cama apenas quando estiver muito sonolento, sem conseguir manter-se acordado. Não basta estar cansado. Enquanto isto, ficar assistindo à TV, lendo um livro, folheando uma revista ou escutando música. Sempre atividades tranquilas, que relaxem. Filmes de suspense, músicas muito agitadas, atividades como lavar louças ou varrer a casa podem deixar a pessoa ainda mais acordada.

    2. Se acordar no meio da noite e não adormecer em 15 a 20 minutos, fazer como em (1).

    3. Exercícios físicos aeróbicos várias vezes por semana.

    4. Tomar um lanche leve antes de ir dormir.

    5. Não fumar, não beber café na parte da tarde.

    6. Jamais tentar "forçar" o sono: quanto mais a pessoa tenta, mais acordada fica.

    7. Para algumas pessoas, ajuda tomar um banho morno antes de dormir.

    8. Acordar cedo, mesmo nos feriados e fins-de-semana.

    9. Não dormir a mais, mesmo se tiver dormido mal, à noite.

    10. Não tirar cochilos durante o dia.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Olá, tudo bem? Olha, na verdade não existe um medicamento específico para fazer você não ter sintomas de abstinência (é o quadro que muitas vezes ocorre quando você quer parar de usar drogas), pois existem vários remédios que podem ajudar no controle dos sintomas. Sugiro você procurar um psiquiatra que tenha experiência em tratar dependentes químicos e formação na área. De sugestões que posso dar é: evite andar com pessoas que usam, retire da sua agenda todos os contatos de amigos que usam, de quem vende. Evite sair só nos primeiros meses, não fique conversando nem pensando sobre drogas, procure atividades pra fazer no momento que a vontade aparecer, se envolva em atividades que você gosta. No mais, é isso. Forte abraço.

  • Existem vários remédios que ajudam a largar as drogas, dos quais podemos destacar a Naltrexona, a Carbamazepina, o Topiramato entre outros.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência