Boa tarde. Passei por uma cirurgia cardíaca e hoje, nesse momento, estou com muito medo. Medo dessa situação de impotência, medo de morrer.

  • Uma cirurgia cardíaca é um evento sério na vida de uma pessoa. Certas reações de ansiedade, medo e angústia são compreensíveis, neste contexto. Por outro lado, sabe-se que grandes cirurgias, incluído cirurgias cardíacas, podem desencadear episódios depressivos maiores. Peça uma avaliação psiquiátrica, no hospital, se ainda estiver internado ou marque consulta com um psiquiatra, se já estiver de alta. Um especialista saberá distinguir entre uma reação normal, um quadro de ansiedade ou uma depressão e, com base nisto, aconselhar, indicar psicoterapia ou tratamento medicamentoso, de acordo com o diagnóstico.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O medo é uma reação normal a momentos de estresse, em fase de mudanças ou após um trauma como é uma cirurgia de grande porte. O medo no seu caso é normal, mas precisa ver se está atrapalhando as suas funções de vida e caso tenha uma crise de pânico ou uma ansiedade fora do comum, aí sugiro buscar ajuda especializada em psicoterapia e acompanhamento com psiquiatra. Abraço.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência