Bom dia!! Fui detectada com gliose, pediram para procurar um psiquiatra... Isso é realmente necessário? Tenho 42 anos.

  • A gliose é uma cicatriz no cérebro, precisa ver o motivo da gliose. Por exemplo, é importante investigar a possibilidade de doença cerebrovascular.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A sua pergunta não está muito clara, mas se entendi bem, você fez alguma imagem do cérebro e resultaram imagens sugestivas de gliose. Se for isto, gliose é o aparecimento de células de suporte, nutrição e atividade cicatricial (glias) no cérebro e que resultam em alterações de imagem, no cérebro. A tendência é isto ocorrer ao longo do envelhecimento, devido a uma série de processos naturais do organismo mas, também, por exemplo, a processos como pequenos acidentes vasculares ou processos inflamatórios. O aspecto da imagem sugere, para o imagenologista e o neurologista, se o grau de gliose é compatível ou não com a idade. Entretanto, nem sempre isto tem manifestações psiquiátricas. Se sugeriram para procurar um psiquiatra, possivelmente é porque está havendo algum sintoma afetivo ou cognitivo que pode estar afetando sua qualidade de vida e no qual um tratamento psiquiátrico poderia, talvez, ajudar. Assim, consultando um psiquiatra, ele poderá dizer se você precisa de algum tratamento ou não. Não há nenhum risco nesta consulta. Pode ser que ele diga que não há necessidade de tratamento mas, mesmo que ele diga que há, a decisão final sempre cabe ao paciente (com raríssimas exceções) - você poderá fazer ou não.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria