Estou num ponto de ficar ansiosa sem nem saber o por quê. E isso me leva a ter dor de barriga, náuseas, dor no estômago e sensação de falta de ar...

  • Procure um(a) psiquiatra para fazer o diagnóstico de seu problema e prescrever um tratamento adequado.

    • Dr. Jose Juarez de Oliveira Junior
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O seu diagnóstico provavelmente é TAG que significa Transtorno de Ansiedade Generalizada e está dentro dos transtornos do espectro da ansiedade.
    É o transtorno de ansiedade mais comum.
    PREVALÊNCIA
    3-7% da população adulta. Ocorre mais em mulheres do que em homens.
    SINTOMAS MAIS COMUNS:
    Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Os mais comuns são:
    * Inquietação;
    * Fadiga;
    * Cansar-se facilmente;
    * Irritabilidade;
    * Dificuldade de concentração ou branco ;
    * Tensão muscular;
    * Dificuldade em controlar a situação;
    * Problemas de sono.
    Existem também outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada:
    * Palpitações;
    * Falta de ar;
    * Taquicardia;
    * Aumento da pressão arterial;
    * Sudorese excessiva;
    * Dor de cabeça;
    * Alteração nos hábitos intestinais;
    * Náuseas;
    * Aperto no peito;
    * Dores musculares.

    DIAGNÓSTICO
     O diagnóstico do TAG leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares como, por exemplo, exames do coração. Algumas escalas podem servir como auxílio para o diagnóstico.
    Como os sintomas podem ser comuns a várias condições clinicas diferentes que exigem tratamento específico, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com TOC, síndrome do pânico ou fobia social, por exemplo.
     TRATAMENTO:
    Consiste no uso de antidepressivos, calmantes naturais ou sintéticos e benzodiazepínicos(como o Diazepam).
    A psicoterapia cognitiva comportamental também é fundamental nestes casos.
    A prática de exercícios aeróbicos e meditação também pode ajudar muito.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • ANSIEDADE NÃO ACONTECE AO LADO NO CORPO, ACONTECE NO CORPO DESREGULANDO UM SISTEMA DE MOLÉCULAS DE EMOÇÃO COMO ADRENALINA (LUTA E FUGA), SEROTONINA (PRAZER E DESPRAZER), DOPAMINA (PROCESSO COGNITIVO)
    SÃO NEUROTRANSMISSORES QUE EM DESQUILÍBRIO ALTERAM NO CORPO OS BATIMENTOS DO CORAÇÃO, A MOTILIDADE DO TRATO GASTROINTESTINAL, A RESPIRAÇÃO.
    PROCURE UM PSIQUIATRA.
    O TRATAMENTO É MEDICAMENTOSO, COM PSICÓLOGO TAMBÉM E PRÁTICAS COMO YOGA.

    Dr. Jose Juarez de Oliveira Junior
    Psiquiatria
    Barueri / SP
  • Você faz uma descrição boa de sua ansiedade. Agora precisa aprender a lidar com ela. Uma parte disso pode envolver um profissional de saúde para avaliar as vulnerabilidades, forças e ajudá-la a escolher o melhor caminho no tratamento. A outra parte envolve coisas que, em geral, adiamos: bons hábitos de sono, alimentação saudável, evitar ou parar com situações improdutivas e potencialmente estressantes, atividade física regular e possivelmente meditação.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia