Faz 2 anos que não consigo comer nada sólido, só líquido, pois quase engasguei e fiquei em pânico de acontecer de novo. Depois disso não consigo comer mais nada sólido. Meu coração dispara, suo frio, entro em pânico só de pensar em comer.

  • Você deve procurar um psiquiatra para poder te ajudar com esse quadro de fobia que você apresenta.

    Drª. Maria Fatima Pega Tuzzolo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Primeiramente, você deve explorar, com um bom clínico, se existe algum motivo físico para ter engasgado e para sua dificuldade de comer alimentos sólidos. Talvez você já tenha feito isto, mas muitas vezes nós, psiquiatras, recebemos pessoas com quadros aparentemente psicológicos, mas que se revelam como problemas de ordem física. Se forem excluídas causas físicas, é possível, sim, que tenha desenvolvido um quadro de fobia. Fobias são medos irracionais ou excessivos: pode haver fobias de altura, de lugares fechados, de falar em público e há casos, também, em que a pessoa tem medos como os que descreve. Com a colaboração do paciente, as fobias podem ser bem tratadas e frequentemente nem requerem o uso de medicações, mas sim de técnicas cognitivo-comportamentais.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria