Já existe no mercado algum remédio antidepressivo que não afeta a libido na mulher?

  • Existem alguns antidepressivos que não afetam a libido: no Brasil, temos a bupropiona, a mirtazapina, a agomelatina e a trazodona. A questão é que eles têm perfis diferentes e nem todos são eficazes para os mesmos casos, além de possuírem efeitos colaterais próprios como, por exemplo, sonolência com a mirtazapina e a trazodona, aumento do apetite com a mirtazapina, eventual insônia com a bupropiona (que, também, não costuma melhorar a ansiedade, ao contrário da maioria dos antidepressivos). A agomelatina, por sua vez, têm muito menos estudos comprovando a eficácia e não é usada como medicação de primeira linha. Não se deve esquecer, entretanto, que é possível, por vezes, fazer combinações de antidepressivos, de modo a usar o menos possível daqueles que comprometem a libido, além de haver tratamentos (indicados em alguns casos) que não interferem, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a eletroconvulsoterapia (ECT) e a estimulação magnética transcraniana (EMT). Além disso, em alguns casos, com o tempo de uso, o efeito de diminuir a libido melhora e, finalmente, em algumas situações, em que a pessoa esteja estabilizada inteiramente e há bastante tempo, A CRITÉRIO MÉDICO, é possível em alguns dias diminuir ou mesmo suspender o uso do antidepressivo, de modo a ter relações sexuais mais prazerosas (mas, JAMAIS faça isto por conta própria).

    •  Suzete Silva Leme Vilela
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Espero que sua libido já tenha melhorado, mas realmente é chato ficar sem o sexo pois ele ajuda em descarregar as tensões e estresses da semana e da própria doença. Por isso, é importante fazer com uma certa frequência de preferência 3 vezes na semana. Sobre medicamentos tem vários como a bupropiona, venlafaxina, desvenlafaxina e mirtazapina são os que menos causam prejuízo na libido. Desses aí, a bupropiona até aumenta a libido. Converse com seu Psiquiatra que ele vai saber o melhor pra você, baseado nos seus sintomas. Forte abraço e saúde na cabeça.

  • Sim. Bupropiona não afeta a libido.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência