Meu marido manipula todas as pessoas ao seu redor. Ao perceber isso, tenho tido mais cuidado e não me deixo cair nas chantagens. Pode ser algum distúrbio psiquiátrico ou só falta de caráter?

  • "Falta de caráter" também, às vezes, cai nos transtornos tratados por psiquiatras e são chamados de "transtornos de personalidade", quando mais graves. Caso esteja com dificuldades de lidar com ele, fale com um psiquiatra e peça orientação. Muitas vezes, o psiquiatra pode ajudar a pessoa com transtornos de personalidade atendendo-a diretamente ou, se ela não aceitar atendimento, o psiquiatra pode, por vezes, orientar a família, tanto no sentido de conseguir convencer o paciente a ir a uma consulta quanto no sentido de aprender a lidar com o paciente de modo a ter menos problemas.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Pode ser Transtorno de personalidade antissocial ou narcisista. Procure ajuda de um psicólogo para você sair deste relacionamento tóxico ou ao menos aprender a lidar com este tipo de pessoa.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência