Oi, eu estou desanimada. Perdi o sentido da vida, nada tem graça pra mim, penso muitas vezes em tirar a própria vida. Por que nada está fazendo sentindo mais?

  • Você me parece estar com um quadro depressivo. Procure ajuda especializada de um psiquiatra e um psicólogo para melhor avaliação e conduta. 3 pontos importantes para evitar a "falha" no tratamento da DEPRESSÃO:

    1. Tratar a raiz do problema:
    Antes de solicitar um procedimento, é necessário que o psiquiatra faça uma minuciosa avaliação. Por exemplo, é preciso avaliar os gatilhos responsáveis por "nutrir/alimentar" a depressão.

    2. Se atentar à evolução do tratamento da depressão:
    Em vista disso, muitos psiquiatras assim como eu, aderem a prescrever antidepressivos e psicoterapia. São realizadas diversas tentativas com uso de diversos antidepressivos que serão usados para acompanhar a evolução dos sintomas depressivos e dai ver o resultado do tratamento em meses. Como eu sempre costumo dizer: "antidepressivo não é como antibiótico, não tem ação rápida".

    3. Entender que existem diversos tratamentos, existem mais de 40 antidepressivos, cada qual para um tipo específico de depressão.
    As modalidades de tratamento para depressão apresentam diferentes níveis de potência e modo de ação. Isso explica a diferença na apresentação de resultados, e números de sessões da terapia também são muito importantes. O uso de antidepressivos deve caminhar junto com a psicoterapia. Falando em caminhada, fazer atividade física regular ajuda muito a melhorar a disposição do paciente.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Procure um psiquiatra. Apesar de que depressão é uma das grandes causas do que refere como sintoma, não é a única causa. Mas, somente numa consulta um psiquiatra pode avaliar seu caso e tratá-lo devidamente. Não é possível diagnosticar ou aconselhar por internet, sem conhecer o caso. Porém, a grande maioria dos casos como o seu tem tratamento e evoluem muito bem.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria