Oi, meu filho foi encaminhado pela pedagoga do colégio com sintomas de ser espectro autista, levei na neuro pediatra que encaminhou para um psiquiatra avaliar melhor. Ele tem 12 anos, precisa ser psiquiatra infantil para avaliá-lo?

  • Olá, tudo bem. Simplesmente falar que seu filho é autista não significa muita coisa, pois a professora não tem conhecimento pra dar esse diagnóstico. O que eu sugiro é que você peça um relatório da professora da condição acadêmica do seu filho. Depois marque uma consulta com o PSIQUIATRA infantil e, antes de ir a consulta, faça anotações do que você vê diferente em seu filho para levar ao médico e realize um teste neuropsicológico do seu filho com um neuropsicólogo.
    Assim, você saberá se seu filho sofre de alguma patologia psiquiátrica. Espero ter ajudado e saúde na cabeça.

  • Sim, o Psiquiatra da Infância e da Adolescência é o melhor especialista para diagnosticar autismo em um adolescente de 12 anos.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência