Olá, eu estou com problema de insônia. Minha mulher não tem vontade sexual e isso está me incomodando bastante, temos tido vários desentendimentos devido a isso. Será que o problema é comigo ou com ela?

  • Olá, tudo bem? Espero que sim. Primeiro vamos falar da insônia. É importante você identificar situações que podem prejudicar seu sono. São muitas, mas deixo aqui a recomendação da higiene do sono pra você.
    Higiene do sono para adultos:
    1. Estabeleça um horário regular para dormir e para acordar;
    2. Se você possui o hábito da sesta, não exceda 45 minutos;
    3. Evite ingerir bebidas alcoólicas 4 horas antes do horário de dormir e não fume;
    4. Evite ingerir bebidas com cafeína (café, chá preto, refrigerantes de cola, chocolate) 6 horas antes do horário de dormir;
    5. Evite refeições pesadas, excessivamente picantes ou adocicadas 4 horas antes do horário de dormir;
    6. Faça exercícios físicos regularmente, mas não próximo do horário de dormir;
    7. Durma em uma cama confortável;
    8. Encontre uma temperatura ambiente confortável para o sono e mantenha o quarto bem ventilado;
    9. Elimine todos os ruídos do quarto e mantenha o quarto o mais escuro possível;
    10. Reserve a sua cama apenas para dormir e ter relações sexuais, evitando usá-la para o trabalho ou fazer refeições;
    11. Por último, coloque 3 chás de camomila, erva doce e cidreira em um mesmo copo e tome ao deitar.

    Sobre a questão do sexo é mais complicado, pois os problemas do relacionamento de vocês podem interferir no ato. Outro problema comum é a falta de comunicação entre vocês, problemas mal solucionados e que se repetem desgastam a relação e diminuem o tesão um pelo outro. Rotinas e ausência de momentos juntos e de respeito, que às vezes se perdem com a rotina, podem prejudicar o sexo. São muitos os fatores, mas o primeiro passo é você reconhecer o que está errado e tentar melhorar, se não vai continuar na mesma. Fica com Deus e saúde na cabeça.

  • Faça uma terapia de casal para descobrir isso: na verdade, a culpa pode ser dos dois.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência