Quando um dependente químico não consegue dormir, o que devo fazer? Já que é resistente em ir a um psiquiatra?

  • Não tem nenhum conselho que se possa dar de modo geral, cada caso deve ser analisado individualmente. Em relação à dificuldade de dormir, há necessidade de se saber sua origem:

    - uso de droga estimulante?

    - abstinência de droga depressora dos sistema nervoso central?

    - causa sem relação direta com a droga como, por exemplo, hábitos de sono errados ou problemas respiratórios?

    Apenas com base neste conhecimento é possível sugerir a melhor abordagem.

    Por outro lado, a insônia não costuma ser a única ou mais grave consequência do abuso de substâncias e a pessoa usuária deve ser entrevistada e examinada com cuidado, para se ter noção da totalidade dos prejuízos causados, que geralmente ocorrem em várias áreas de seu funcionamento.

    Quanto à resistência de ir ao psiquiatra, se houver uma emergência, pode-se pedir a um profissional que faça um atendimento domiciliar. Na minha experiência, dificilmente o profissional é rejeitado, quando sabe aproximar-se com habilidade. Se não houver emergência, é interessante o familiar consultar um especialista pessoalmente. O especialista saberá orientar algumas ações que podem motivar o usuário a procurar ajuda. Entidades como ALANON, NARANON e Amor Exigente também são interessantes para familiares que querem ajudar pacientes mais resistentes ao tratamento. Internações, só em casos extremos, pois internação, per se, não trata ninguém em longo prazo. Serve apenas para, nos casos mais graves, com várias tentativas mal-sucedidas de tratamento ou em pessoas que estejam com comportamento gravemente alterado por consequências cerebrais do uso, dar um passo inicial, no tratamento. De modo geral, também, não há vantagem em internações prolongadas e, atualmente, a maioria das internações conduzidas por especialistas duram apenas algumas semanas. O usuário deve aprender a lidar com a vida sem uso de drogas dentro de seu contexto natural. Não adianta deixá-lo isolado, numa clínica, onde o ambiente é completamente diferente de sua vida real. Ele pode nem sentir vontade de usar, enquanto internado e, ao ter de enfrentar situações reais de sua vida diária, após a alta, recair. Um outro aspecto do tratamento de usuários é que se trata de um "trabalho de formiga", frequentemente com períodos de melhora e períodos de recaída. Se houver persistência, a tendência é as recaídas se tornarem menos frequentes e/ou menos graves, até que em algum momento, geralmente após anos de tratamento, consegue-se a abstinência total. Mesmo assim, vale a pena insistir no tratamento, pois sem ele é ainda mais difícil de se conseguir parar definitivamente o uso da droga.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria