Quando uma pessoa só pensa em se matar e não quer fazer tratamento, o que fazer?

  • Existem muitas causas de as pessoas dizerem que vão se matar, podendo ser desde uma forma de pedir ajuda até uma manifestação de uma grave depressão.

    1. Esta pessoa aceita, pelo menos, fazer uma avaliação psiquiátrica?

    2. Se não, sugiro procurar um(a) psiquiatra, mesmo sem o(a) paciente e relatar o caso. Algumas possibilidades que poderão surgir desta conversa:

    a) o(a) psiquiatra orienta como influenciar a pessoa a aceitar o tratamento;

    b) programa-se uma visita domiciliar;

    c) em último caso, se for constatado que o risco de suicídio justifica, pode-se chamar uma ambulância ou serviço especializado e remover a pessoa para avaliação num hospital psiquiátrico.

    Logicamente, esta resposta é geral e, em cada caso, pode haver soluções diferentes.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Nesse caso, essa pessoa deve ser avaliada de urgência por um especialista, no caso um psiquiatra é o profissional mais habilitado para avaliar um risco de suicídio iminente (se o paciente está fazendo planos para concretizar a própria morte, por exemplo). Nesse caso, deve-se avaliar a possibilidade de uma internação psiquiátrica.

    Drª. Glaydcianne Pinheiro Bezerra
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    Porto Alegre / RS