Só quero um psiquiatra que a consulta não dure 10 minutos, já passei por 3 e nenhum acertou a medicação. Como um médico passa um medicamento sem saber todo o histórico de uma pessoa com depressão e ansiedade?

  • Idealmente, a maioria das consultas deve demorar o necessário para que se possa entender todos os sintomas e estabelecer um diagnóstico e uma proposta de tratamento (primeira consulta) e, em seguida, nas consultas seguintes, saber como o paciente está evoluindo e adotar as condutas pertinentes. Assim, frequentemente é necessário um atendimento de uma hora (às vezes mais). Infelizmente, seja por atitudes inadequadas de alguns médicos, seja pelas limitações impostas pelo serviço público ou pelos convênios, os atendimentos duram muito pouco. No serviço público e nos convênios, por vezes há uma demanda tão grande, que o tempo de consulta acaba sendo reduzido. Quanto a acertar a medicação, mesmo com consultas demoradas não é possível garantir o acerto. Mas, logicamente, uma boa formação, dedicação e tempo suficiente para atender os pacientes ajudam a acertar o diagnóstico e o tratamento. É normal, entretanto, que o psiquiatra precise mudar a conduta algumas vezes, ao longo do tratamento. Também, muitos tratamentos começam a ter efeito apenas após algumas semanas e efeito completo apenas após alguns meses.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Também não sei. Minha consulta dura 1hora ou até 1h e meia dependendo do caso.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência