Tenho uma dúvida. Meu filho tem 12 anos, ele é muito nervoso, não gosta de ir à escola, não estuda, tem dia que não copia matéria e é muito agitado. Não aceita que fale não pra ele. Toma imipramina. O que devo fazer?

  • Precisa levá-lo a um psiquiatra para fazer diagnóstico e tratamento, pois não é um comportamento normal dele.

    Drª. Maria Fatima Pega Tuzzolo
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Adolescentes e pré-adolescentes frequentemente apresentam problemas comportamentais, dado que é uma idade de transição, na qual aos poucos substituem os direitos e deveres de crianças por aqueles dos adultos. Assim, até certo ponto, é normal encontrar comportamentos rebeldes e desafiadores. Quanto a não gostar de estudar, é um problema que pode ter muitas origens: depende de fatores educacionais, familiares, do grupo em que convive, da capacidade intelectual de cada um e mesmo da capacidade da escola ensinar. Há muitos motivos para não se querer ir à escola: ter coisas mais estimulantes para fazer como, por exemplo, ficar com colegas "matando aulas" ou estar com dificuldades de aprendizado, que podem desestimular a pessoa a frequentar as aulas. Um motivo que nem sempre é abordado é a possibilidade de "bullying", de a criança estar sendo vítima de gozações e agressões que a deixam amedrontada e sobre as quais nem sempre se sente à vontade para falar com os pais. A agitação pode ser decorrente de ansiedade, depressão, transtorno de déficit de atenção-hiperatividade ou mesmo ser reação da criança a fatores ambientais.

    Não é fácil falar com adolescentes sobre seus problemas, frequentemente a dificuldade deles em falar também pode ter várias origens, desde dificuldades em lidar com as próprias emoções, vergonha ou medo. Se os pais se relacionam com a criança através de muitas broncas, isto também pode desestimular que ela fale sobre seus problemas. Isto não significa, de forma alguma, que os pais devem aceitar tudo o que a criança faz. Mas há os jeitos certos de dar as broncas e no momento certo. Também é importante que os pais acompanhem o comportamento da criança no dia-a-dia, saibam quem são os amigos, os pais dos amigos, que dificuldades ela enfrenta. Não adianta só conferir as notas bimestrais ou se "passou" de ano.

    Quanto a tomar imipramina, trata-se de uma medicação usada principalmente em depressão, ansiedade e, por vezes, como alternativa no transtorno de déficit de atenção. De modo geral, não costuma ser uma primeira linha de tratamento.

    Além de levar a criança a um psiquiatra, caso ainda não esteja frequentando (e de pedir esclarecimentos ao psiquiatra, caso ela já esteja), é importante que os pais procurem uma orientação com psicóloga ou pedagoga com experiência em crianças. Estas profissionais serão muito úteis em combinar, com os pais, estratégias que os ajudem a melhorar os comportamentos da criança.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria