Meu filho de 2 anos apresenta dores fortes à noite nas articulações há mais de um ano. Um clínico geral solicitou os exames de sangue que detectaram febre reumática. Passou 3 doses de Benzetacil, de 15 em 15 dias, mas não adiantou. O que fazer?

  • Não há exame patognomônico (altamente específico) para febre reumática, pode ser artrite juvenil e o tratamento é completamente distinto. Deves procurar reumatologista de imediato.

    Dr. Carlos Alberto Von Muhlen
    Reumatologia
    Porto Alegre / RS
  • A senhora deve procurar um Reumatologista pediátrico para avaliar seu filho. Se isso não for possível na sua cidade, um bom pediatra ou mesmo um Reumatologista de adulto deve estar capacitado de fazer o diagnóstico e o tratamento adequado de Febre Reumatica.
    No caso do seu filho, se as dores articulares persistem por mais de 1 ano, é bem provável que não seja somente Febre Reumática. Ele precisa de ser avaliado por um médico especialista.

    Drª. Mirna Henriques Tomich Salume
    Reumatologia Pediátrica
    Vitória / ES