Testei positivo no exame de sangue FAN e vi que nesses casos reumatologista que atende. O que pode ser isso? Estou preocupada e até com medo de investigar, mas ultimamente tenho notado alguns problemas na minha saúde. Fico doente com frequência.

  • O exame de FAN é um de rastreamento para doenças autoimunes. Só deve ser solicitado em pacientes que apresentem algum sintoma pertinente a esse tipo de doença. Até 20% das pessoas saudáveis podem ter essa reação no sangue sem nenhum significado clínico. Procure um reumatologista para lhe orientar, não tenha receio!

    Drª. Viviane Silva Batlle
    Reumatologia
    Belo Horizonte / MG