Adriano Gonçalves Silva
4 | Respostas |
1 | Especialistas concordam |
2 | Agradecimentos |
-
O conceito de loucura vem ao longo dos tempos sendo utilizado de forma pejorativa, repleto de preconceitos pela sociedade, e não caracterizam bem o sofrimento envolvido em muitas doenças em saúde mental. O termo histeria pode caracterizar aspectos da personalidade que causam sofrimento ou espectro de diversas doenças e, se causam sofrimento, devem ser melhor avaliados pelo seu médico psiquiatra.
-
Na maioria das doenças em saúde mental falamos em controle dos sintomas, sendo possível viver uma vida saudável com o uso das medicações e/ou psicoterapia. Existem várias doenças que cursam com compulsão/impulsividade, com diferentes tratamentos e prognósticos: sugiro conversar sobre isso com seu psiquiatra.
-
Sugiro comunicar ao seu médico ou a um psiquiatra esses sintomas, buscando caracterizar melhor o tempo de surgimento desses sintomas depressivos e para chegar a um diagnóstico mais preciso, como um episódio depressivo maior ou outros diagnósticos diferenciais, como doenças da tireóide, deficiência de vitamina B12 e até quadros de anemia que podem mimetizar tais sintomas.
-
Bom dia! Essas características apontadas no texto caracterizam o que chamamos de delírios persecutórios. Sugiro primeiramente uma avaliação clínica geral em busca de causas orgânicas como infecção, distúrbios metabólicos e neurológicos que são causas mais comuns de estado confusional agudo (Delirium) em idosos, sem comorbidades psiquiátricas prévias. Isso pode ser feito pelo geriatra, pelo psiquiatra ou pelo clínico geral no pronto socorro ou na atenção básica. Afastadas causas orgânicas que justifiquem o quadro, o transtorno psicótico pode ser melhor avaliado pelo psiquiatra.