Catharina Somerlate Franco Tomich
4 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
6 | Agradecimentos |
-
Toda hérnia inguinal na criança precisa de cirurgia. A cirurgia deve ser realizada assim que possível.
A hérnia inguinal é uma comunicação da barriga com a região do saquinho do bebê. Por essa comunicação pode passar um pedaço do intestino. Se o intestino fica preso no orifício da hérnia podem surgir complicações para o bebê. Essas complicações incluem encarceramento (quando está apenas preso e não consegue retornar a cavidade) ou estrangulamento (quando falta sangue para o intestino, mais grave).
Não é porque seu filho tem hérnia que ele terá alguma dessas complicações (a maioria não tem). Porém, sempre operamos a criança o mais rápido possível, para evitar que uma delas ocorra, ok?
Fique atenta aos sinais de complicação:
- presença abaulamento na virilha, endurecido, avermelhado e quente, que você não consegue colocar pra dentro da barriga novamente
- bebê muito irritado, chorando muito
- barriga inchada
- vômitos e parada de evacuações
Na presença desses sintomas procure um pronto-socorro imediatamente para ter certeza de que está tudo bem.
-
Nem sempre fimose é sinônimo de doença ok? Em primeiro lugar, a grande maioria dos meninos nasce com fimose (mais de 97%), ela é normal no bebê.
Em crianças pequenas, especialmente aquelas que usam fralda, a pele que recobre o pênis tem função protetora. O que isso quer dizer? A cabecinha do pênis, chamada glande, é muito sensível, muitas vezes o contato com o cocô e xixi da fralda causa lesões na glande e é por isso que a maioria dos bebês vai ter essa fimose "do bem". Esse tipo de fimose costuma se resolver sozinho com o tempo e nem pomadinha precisa.
É claro que existem os casos com indicação absoluta de cirurgia, mas são a minoria.
É muito importante que você leve seu filho a um profissional de confiança. A um cirurgião especialista em criança ok? Assim você vai conseguir tirar suas dúvidas direitinho.
-
Os testículos podem fazer esse movimento de subir e descer da bolsa e isso é natural. É importante que o cirurgião pediátrico avalie a criança no consultório para determinar se esses testículos chegam à bolsa e ali permanecem! Só depois dessa avaliação conseguimos dizer se seu filho vai precisar da cirurgia para fixar o testículo, ok?
Agora, hérnia inguinal (na virilha) em crianças sempre precisam ser operadas. Diagnosticou = cirurgia!
Já sobre a fimose (excesso de pele) - muitas vezes não tem indicação de cirurgia (especialmente nesta idade). A pele serve como proteção para o pênis em crianças pequenas, que usam fraldas (o xixi e o cocô podem causar lesões na false. A cabecinha do pênis!).
Procure um cirurgião pediátrico na sua região para que seja orientada caso a caso. Lembre, para cirurgias em crianças, procure sempre um especialista (cirurgião pediátrico).
-
O primeiro passo é procurar um pediatra para avaliação. Em alguns casos, não é preciso fazer nada, outros podem ser resolvidos apenas com endoscopia. Porém, em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária.
Muitas vezes essas crianças precisam de um tratamento multidisciplinar - precisamos não apenas tratar o problema em si, mas cuidar para que não ocorra novamente. É comum que as crianças repitam o hábito de engolir os cabelos e necessitem ser abordadas mais de um vez. Por isso, é preciso ficar muito atenta para tratar o problema em si e evitar a que se repita!