Claurio Roncuni Ferreira
5 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
10 | Agradecimentos |
-
Sendo um cisto branquial, a tendência é que ele cresça e, consequentemente, cause uma deformidade estética no pescoço. Há o risco desse cisto infectar e causar um abscesso cervical, uma patologia gravíssima com riscos. Lembre-se que a região do pescoço é muito importante, pois passam nervos importantes, além da jugular interna e carótida. Quanto maior for o cisto, mais difícil e delicada a cirurgia torna-se.
-
Procure um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, uma vez que a tendência natural desses cistos é crescer. Esse cisto, além de acarretar alteração estética (um volume aumentado pescoço), ele pode causar dor, desconforto, sem contar no risco de infecção e abscesso que é algo gravíssimo nessa região. Quanto maior o cisto, mais riscos são esperados no transoperatório.
-
Existem fatores de risco para malignidade (câncer): histórico tabagismo prévio, rápido crescimento de nódulo na glândula, associado ao endurecimento da mesma e, por fim, as características apresentadas nessa ecografia (bordas irregulares, ecogenicidade, vascularização). Fique atento a esses fatores.
-
Os cistos branquiais devem ser tratados com cirurgia sob anestesia geral. O paciente, após a cirurgia, realiza o pernoite no hospital, recebendo alta no dia seguinte à cirurgia. A consulta pelo SUS requer encaminhamento, via posto de saúde, para um hospital terciário que possui a especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.