Doutor Responde
Login

Filipe Milagres

24 Respostas
0 Especialistas concordam
74 Agradecimentos
Sinto uma sensação de pressão na cabeça, falta de ar, dor nas costas, aí tenho que respirar fundo senão parece que vou sufocar. Às vezes o coração dispara e uma sensação na cabeça que não consigo explicar, que médico procurar?
  • Tais sintomas relatados não são específicos de uma doença. É importante primeiramente procurar um especialista em Clínica Médica, para uma abordagem mais generalizada e, se for o caso, ele encaminha para outra especialidade. Além de causas orgânicas (físicas), desordens psíquicas como transtorno de ansiedade generalizada, também podem levar a sintomas parecidos com o que relatou. Para abordagem da sensação de pressão na cabeça, pode ser necessário consultar um neurologista. Boa sorte nos atendimentos.
    Abraço!

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista
    CRMMG 57153
    RQE 52850

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Meu marido tem enfisema pulmonar, tem fadiga, mesmo quando não havia enfisema. E tem sinusite - caso para cirurgia, porém não tem mais idade para submeter-se à anestesia (82 anos). Acho que tem sintomas de apneia. A polissonografia é aconselhável?
  • É importante uma avaliação por um Neurologista e por um Pneumologista. Geralmente a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), causada por enfisema pulmonar, leva à dispneia (dificuldade respiratória), tosse crônica e produção de escarro. Eventualmente, e com o passar do tempo, a fadiga também pode ser um sintoma associado. Para melhor avaliar se há apneia do sono sobreposta ao DPOC é importante o diagnóstico clínico neurológico, complementado pela polissonografia.

     

    Atenciosamente;

     

    Dr Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista

    CRMMG 57153

    RQE 42850

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Há 2 meses que tenho dor de cabeça e ela fica zonza, o que fazer?
  • Na maioria das vezes, as dores de cabeça não tem uma causa específica, e a mais prevalente é a cefaleia do tipo tensional. Existem também as cefaleias secundárias, no qual há causas específicas para a dor que, muitas vezes, são graves. É importante procurar atendimento neurológico para uma abordagem especializada e abrangente da sua dor, podendo assim chegar ao diagnóstico e avaliar a melhor proposta terapêutica.

    Dr Filipe Miranda Milagres Araujo
    CRMMG 57152
    RQE 42859

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Meu marido sente dores de cabeça todos os dias, cada dia pior, e ele fez um exame na cabeça e deu mancha, mas era sinusite, faz dez anos que fez. Devemos refazer o exame? Qual o exame indicado?
  • Na maioria das vezes, as cefaleias (dores de cabeça) não tem uma causa específica, e são denominadas cefaleias primárias. Nesses casos não há benefício em fazer exames e o diagnóstico é feito durante a consulta, baseado em critérios específicos para o diagnóstico. Tais cefaleias podem trazer impacto negativo nas tarefas diárias e na qualidade de vida da pessoa. Não recomendo fazer novo exame, mas sim procurar um Neurologista para fazer um diagnóstico correto, excluir possibilidade de causas secundárias de dor de cabeça e avaliar a indicação de tratamento. Lembrando sempre que o uso excessivo de analgésicos pode piorar uma dor de cabeça pré-existente.
    Atenciosamente;

    Dr Filipe Miranda Milagres Araujo - Neurologista
    CRMMG 57.153
    RQE 42.850

    1
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Existe remédio específico para curar a enxaqueca crônica?
  • A enxaqueca, ou migrânea, é uma das causas mais comuns de cefaleia, acometendo uma porcentagem maior de mulheres que homens, e com um forte componente genético (entre 60 a 80% dos migranosos têm pelo menos um parente de primeiro grau com a doença). É uma doença benigna, geralmente com manifestação transitória pouco frequente, porém incurável.
    As crises são caracterizadas por dor moderada a intensa, com sintomas associados desagradáveis, trazendo substancial impacto na qualidade de vida da pessoa. O tratamento envolve alterações comportamentais e de hábitos de vida, e medicamentos para tratamento sintomático (da dor), e profilático, quando indicado. Devido à fisiopatologia complexa da dor, ainda não totalmente compreendida, se torna improvável que, em tempos atuais, algum medicamento leve à cura da doença. Existem várias opções terapêuticas medicamentosas que podem levar a um bom controle das dores e assim trazer alívio e melhora na qualidade de vida.
    Desde medicamentos orais a injetáveis como a toxina botulínica para enxaqueca crônica, e o recente medicamento biológico, erenumab.
    Diante dessas informações, é importante que procure um Neurologista para uma abordagem mais especializada da sua dor de cabeça, que possa lhe trazer maior conforto e controle das dores.

    Um abraço!

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo
    CRMMG 57153 / RQE 42850
    CRMSP 203949 / RQE 79755

    0
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.