Galeno Hassen Sales
4 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
13 | Agradecimentos |
-
Boa noite. A resposta está um pouco tardia, mas espero que ela esteja bem. Leve-a o quanto antes a um médico geriatra para avaliar as repercussões da queda e fatores de risco para novas quedas e de fraturas. É muito comum mulheres idosas terem osteoporose, que é uma doença que não dá sintomas, mas que facilita a fratura (quebra) de ossos numa queda muitas vezes "inocente".
-
Boa noite. Há 2 pontos importantes nas informações que você descreveu:
1- Ele está bem adaptado ao aparelho auditivo? Isso pode explicar os ruídos constantes, insônia e irritabilidade.
2- Ele pode estar com algum comprometimento da cognição (capacidade de entender e resolver problemas)? Demência, depressão, medicamentos e até a própria dificuldade auditiva podem levar a isso.
Procure um médico geriatra ou médico (generalista/clínico/de família e comunidade) de sua confiança para uma avaliação mais detalhada. Leve exames mais recentes (últimos 12 meses), cartão de vacina, receitas e embalagens de todos os medicamentos em uso, caso tenha.
-
Boa noite. Todos os médicos gerais ou generalistas (aqueles que não concluíram uma especialização ou residência médica), clínicos (médicos com especialização ou residência em Clínica Médica [saúde do adulto]) e os médicos de família e comunidade tem condições de lhe atender. Caso haja um geriatra disponível em sua região (e a telemedicina tem facilitado muito isso), ele é o profissional que melhor entende a complexidade de idosos frágeis (ou de "saúde debilitada") como você mencionou. Gosto também de dizer que "perda de memória" nem sempre é uma "demência de Alzheimer", podendo ser por outros problemas que podem ser mais facilmente tratáveis. Desejo uma boa recuperação para ela!
-
Bom dia!
Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência irreversível, mas não a única. Demência é o nome que damos a doenças que fazem com que a pessoa perca a capacidade de reconhecer e resolver um problema, comprometendo a realização das suas tarefas do dia a dia. Existem as demências chamadas de reversíveis ou "curáveis", como as causadas por depressão ou uso de medicamentos.
Dito isso, os problemas relatados por você sobre sua irmã podem sim significar demência de Alzheimer, mas o diagnóstico é complexo e exige avaliação médica cuidadosa para apurar todas as informações dadas pela paciente e seus familiares. Não deixe de levar as embalagens de todos os medicamentos (porventura) em uso pela sua irmã e, mais uma vez, tenha em mente a esperança de que a consulta possa revelar doenças curáveis, como explicado acima.