Leônidas Tavares Silveira
38 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
6 | Agradecimentos |
-
Pode fazer uso de Cloreto de magnésio, desde que verificado que haja falta de magnésio sérico (no sangue). Suplementar qualquer mineral ou vitamina sem necessidade pode trazer prejuízos a saúde.
Antes de qualquer coisa, procure um médico nutrólogo e/ou endocrinologista e/ou nefrologista para verificar suas necessidades.
-
Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e a ortomolecular não é reconhecida como especialidade médica.
Para ser nutrólogo tem de fazer 6 anos de faculdade de medicina + 2 anos de residência médica em Clínica Médica + 2 anos de residência em nutrologia, totalizando 10 anos para sua formação.
O nutrólogo trata todas as doenças relacionadas aos alimentos/nutrientes, trabalha na promoção de saúde, prevenção de doenças, aumento de performance em atletas amadores ou profissionais.
Algumas doenças que o nutrólogo mais trata são: obesidade, diabetes, dislipidemia, hipovitaminoses, desnutrição, magreza, terapia nutricional parenteral (nutrição pela veia), síndromes disabsortivas, transtornos alimentares entre muitos outros. Atua em muitas outras áreas da medicina, corroborando com o tratamento de outras especialidades, como: nutrologia na gastroenterologia, nutrologia no câncer, nutrologia pediátrica, nutrologia no idoso ou geriátrica entre outros.
-
Sim, uma das especialidades do médico nutrólogo é o tratamento de diabetes.
Não se consegue reverter e curar uma doença crônica como o diabetes, mas dependendo do estágio da doença pode-se conseguir o controle somente com dieta, ou com dieta + atividade física, ou com dieta + atividade fisica + medicamento oral, ou com dieta + atividade física + medicamento oral + insulina. Nem a cirurgia bariátrica cura o diabetes, apenas controla o mesmo em alguns casos, pois se o paciente voltar a engordar tudo indica que voltará o diabetes.
Todo tratamento vai depender do estágio de seu diabetes e das comorbidades.
O mais correto seria fazer uma avaliação com médico nutrólogo ou endocrinologista, o qual vai propor a melhor terapia para seu caso.