Doutor Responde
Login

Mario Assunção B C Gomes

8 Respostas
0 Especialistas concordam
83 Agradecimentos
Este problema tem cura?
  • Não. Esta é uma doença de causa desconhecida e várias hipóteses causais, multifatoriais, em que o intestino grosso [cólon] tem aumento de sensibilidade ao acúmulo de fezes ou gases, apresentando no paciente dor abdominal, tipo cólica, sensação de "inchaço" abdominal, diarreia e ou constipação intestinal, isoladas ou alternadas, flatulência, associadas a mal-estar, desconforto abdominal, dor de cabeça, depressão e ou ansiedade e alterações da micção associadas.

    Pode ser controlada com tratamento dietético e o uso de drogas [laxantes, fibras, antiespasmódicos, analgésicos, antidepressivos e ansiolíticos], bem como psicoterapia e a conscientização que é uma doença que tem controle, dependendo de sua colaboração em evitar os alimentos que pioram e drogas que exacerbam a doença. Não é uma doença grave e não evolui para outras piores, como o câncer.

    2
    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Gastroenterologia
    Pato Branco / PR
    Marcar consulta
Quanto tempo o fígado leva para diminuir a esteatose?
  • A Esteatose hepática ou infiltração gordurosa do fígado [fígado gordo] tem várias causas: etilismo crônico, diabetes, uso de drogas, como o corticoide, alterações dos lipídios (aumento do colesterol e ou triglicerídios), sobrepeso e obesidade, hipotireoidismo, associado a hepatites virais e após cirurgia contra obesidade.

    O tempo para diminuir ou desaparecer a esteatose, que pode ser totalmente reversível, ou evoluir para esteatohepatite e cirrose hepática, depende do controle da doença básica [diabete, hipotireoidismo, hepatites], da abstenção completa do álcool, com o uso de dieta e de drogas que melhorem o metabolismo da gordura acumulada, levando de 3 a 6 meses, ou até mais de 1 ano, em casos mais complexos.

    64
    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Gastroenterologia
    Pato Branco / PR
    Marcar consulta
Bactéria no estômago, o que é isso? É sério? Tem tratamento?
  • É um micróbio que infecta a parede interna da mucosa gástrica, próximo ao canal do piloro, provocada pelo Helicobacter Pylori, bactéria responsável desde indivíduos assintomáticos, até casos mais graves com o aparecimento de Gastrites [Aguda e Crônica], Úlceras [Gástrica e Duodenal] e tumores gástricos [Adenocarcinoma e Linfoma Malt].

    Tem tratamento através da associação de 2 antibióticos e um antiulceroso, chamado inibidor da bomba de prótons [IBP], que facilita a ação dos antibióticos, por diminuir a acidez [ph] gástrica, tendo alto percentual de cura [acima de 90%]. Existem esquemas de tratamento de 1a. linha, e em casos rebeldes, de 2a. e 3a. linhas, nos casos de bactérias resistentes ou em reinfecções.

    14
    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Gastroenterologia
    Pato Branco / PR
    Marcar consulta
  • 1
  • 2
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.